sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Joaninha / joaninha










Prosseguindo na exploração do livro "Histórias pequenas de bichos pequenos", os alunos do 1º Ano descobriram as diferenças entre a Joaninha e a joaninha sugeridas pelo texto. Desta forma, conseguiu-se realizar uma abordadgem à gramática, nomeadamente no que se refere aos substantivos próprios e comuns. Estes dois conceitos foram bem assimilados, devido em parte, ao conteúdo desta primeira história pequena da pequena joaninha. Álvaro Magalhães conseguiu, de uma forma lúdica, "explicar" muito bem essa diferença.






terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A joaninha










Em colaboração com as Actividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente, com a Professora de Expressão Plástica do 1º Ano - Paola, os alunos realizaram o seguinte trabalho, complementando assim a exploração da primeira história pequena sobre animais pequenos. São joaninhas que podem ser colocadas em vários locais através de uma mola de roupa, fixada no seu interior.
Ficaram engraçadas!





segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Histórias pequenas de bichos pequenos







Exploração do livro

Primeiro bicho pequeno: a joaninha
Nota: onde se lê características física deve ler-se carcaterísticas físicas.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

S. Valentim

Trabalho realizado pelo 4º Ano, no âmbito das aulas de Expressão Plástica

4º Ano



E agora, para os mais românticos...uma das mais belas canções de amor!
http://www.youtube.com/watch?v=pW87BLMidK0



Histórias pequenas de bichos pequenos - Álvaro Magalhães





Os alunos do 1º Ano começaram a explorar o conto "Histórias pequenas de bichos pequenos" de Álvaro Magalhães.


Trata-se de um conjunto de contos muito breves, entre a fábula e o aforismo, dedicado aos animais mais insignificantes: pulgas, escaravelhos, joaninhas, bichos-carpinteiros, baratas, mosquitos, traças, libelinhas, etc. Há também um hipopótamo, é claro! Mas anda a fazer dieta. E é preciso não esquecer a bomba atómica insecticida, que ameaça destruí-los a todos. E a nós também... (Edições Asa)


Serão desenvolvidas diversas actividades, tendo por base o Plano Nacional de Leitura e o Programa Nacional de Ensino do Português, com o objectivo central de melhorar as práticas pedagógicas na área da língua materna.