quinta-feira, 22 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Visita à fábrica de azeite

No âmbito do Projecto "Educar para a Saúde", os alunos da E.B.1 de Igreja visitaram as instalações da fábrica de Azeite Bom Sucesso, situada a escassos metros da Escola. Numa primeira abordagem receberam muitas informações sobre o tema, nomeadamente a importância do azeite para uma alimentação equilibrada.
Ainda terão a oportunidade de lá voltar para assistir ao funcionamento das máquinas
.




O "ANTES"



E o "DEPOIS"


.








a

r



Benefícios do Azeite


Significado Alimentar e Terapêutico do Azeite

O azeite de oliveira tem extraordinário valor dietético, terapêutico e na fisiologia da alimentação. É muito importante, sob o ponto de vista de tinia alimentação completa e sã, usar gorduras que não signifiquem apenas a contribuição de determinado número de calorias, mas que cubram igualmente as necessidades do organismo em elementos essenciais que apresentem a particularidade de não se armazenar nos tecidos. Estas substâncias de alto valor biológico existem nos ácidos gordurosos não saturados dos azeites vegetais extraídos a frio e, por isso, também no de oliveira; impedem a formação de acumulações de gordura. É conveniente ter cuidado em usar apenas azeites genuínos, obtidos por extracção a frio, e não aqueles que por refinação têm um aspecto claro e transparente e se transformaram num produto inodoro e insípido. Em cada uma destas elaborações perde o azeite as suas características mais importantes. O azeite de qualidade só deve ser obtido a partir de frutos completamente maduros.

  • 0 azeite de oliveira está indicado para a preparação dos alimentos que devem consumir os doentes do fígado, vesícula biliar, aparelho circulatório, estômago, intestinos, pele e sistema renal.
  • Também pode ser usado simplesmente como purgante, tomando-o às colheres.
  • Nos casos de acentuada prisão de ventre, emprega-se meio litro de azeite em forma de enema.
  • Nas cólicas produzidas por cálculos biliares, tomam-se 100-200 g de azeite, no intervalo de algumas horas. Mediante a administração de 0,3 g de mentol o azeite torna-se menos repugnante para se tomar.
  • Para eliminar os cálculos biliares pode seguir-se durante bastante tempo a seguinte pauta: de manhã, em jejum, tomar de 100 a 200 cm3 de azeite de boa qualidade durante três dias seguidos. Tal cura não deve ser empregada naturalmente nos casos que decorrem com inflamação aguda, nos quais se deve atender à preparação facultativa e utilizar outros meios, como por exemplo, os sais de KarIsbad.
  • Mediante a administração de 20 cm3 de azeite, à temperatura do corpo, por meio de uma sonda duodenal, pode provocar-se uma forte evacuação da vesícula biliar, que pode ser muito conveniente nas radioscopias para provocar uma imagem por contraste da vesícula.
  • Em dermatologia, emprega-se muito o azeite de oliveira, principalmente como dissolvente (por exemplo do ácido salicílico e seus derivados), ou então na preparação de pomadas. Neste último caso, o azeite aumenta a fluidez da pomada, devido ao seu baixo ponto de fusão.
  • Também se emprega o azeite de oliveira nas inflamações e irritações das mucosas, especialmente na preparação de instilações e toques nas afecções de nariz, garganta e ouvidos.

O azeite e a saúde

Na dietética e gastrenterologista

Azeite, o rei, único entre todas as gorduras, é um sumo puro de fruta de pleno sol, rico portanto, em vitaminas. É a mais digestível das gorduras. Absorvido ante uma boa refeição protege as mucosas do estômago e protege-o contra as úlceras. Tomado como laxante (1 ou 2 colheres de sopa em jejum, com ou sem limão ou café) não irrita o intestino, não contrai demasiado profundamente a vesícula, não cria hábito. Actua nas doenças das vias biliares e da vesícula. Mercê do seu ácido oleico(que se metaboliza facilmente) é uma excelente fonte de energia, inclusive para um coração doente.

Graças ao seu ácido linoleico, cuja escassa percentagem é correspondente às pouco elevadas necessidades do organismo humano, é benéfico no maioria dos casos.

Em pediatria

Parecido ao leite da mulher pela sua percentagem de ácido linoleico, pode humanizar o leite da vaca desnatado e atende às necessidades de um organismo em crescimento. A sua acção emulsiva sobre as mucosas, faz dele uma indicação excelente na gastroenterite infantil. Limita as deficiências em ácidos essenciais no
cérebro da criança.

Em gerontologia

Atrasa o processo de envelhecimento, em especial pela sua acção nas células nervosas e do cérebro e pelo valor da sua vitamina E, alfacoterol especialmente activo uma vez que os tocoferois têm actividade precisamente sob a forma alta.

Em cardiologia e sector cerebro-vascular

É eficaz como medida preventiva e curativa. Contrariamente às gorduras animais saturadas, reduz o excesso de colesterol sanguíneo: directamente pela sua associação lípidica parecida ao fruto, e directamente pela sua acção estimulante sobre a secreção da bílis, cuja função é precisamente destruir as gorduras saponificando-as e tornar solúveis os elementos que podem obstruir os filtros capilares. É o azeite tipo(no qual prevalecem os ácidos gordos mono insaturados) necessário na dieta preventiva de doenças cardiovasculares chamada " de distribuição por terços".

O azeite e a beleza

  • Nutre a pele, protege-a, suaviza-a, conserva a juventude do corpo e da cara.
  • Desde a antiguidade continua a usar-se em unguentos, banhos, massagens, máscaras de beleza ou champôs.
  • O azeite velho recomenda-se para aquecer o corpo, provocar a transpiração, dissolver os humores e dissipar a letargia.
  • Posto na boca, conserva a brancura dos dentes e fortifica as gengivas.
  • A oleoterapia, demasiado esquecida, merece ser defendida, ensinada e praticada. Acelera a corrente sanguínea, dá dinamismo ao organismo, arma-o contra a toxemia.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação - actividades


Foram muitas e variadas as actividades levadas a cabo no Dia mundial da Alimentação. Para além do doce de abóbora que foi um verdadeiro sucesso, os alunos empenharam-se na realização de trabalhos, todos eles com o objectivo de marcar a importância da necessidade de uma boa alimentação.
Desta forma, cantaram-se canções, fizeram-se dramatizações, realizaram-se diversas fichas de trabalho, visionaram-se histórias... Um dia bem preenchido.







Música e canções
(Contratámos uma cantora profissional: Profª Joana)










Dramatizações

(com actores profissionais)







Roda dos Alimentos




Área vocabular




Provérbios


Preferências e gostos gastronómicos







Dia Mundial da Alimentação - a degustação

Após ter repousado cerca de 24 horas, o doce está pronto a ser saboreado! Com pão acabado de cozer, foi uma verdadeira delícia! Que gostinho!!! Parabéns aos cozinheiros!

















Dia Mundial da Alimentação - Preparação do doce de abóbora




Este ano, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado com a confecção de um doce de abóbora. Tudo foi preparado ao pormenor. Todos contribuíram: não faltou nada - as abóboras, o açúcar, a canela e as laranjas.
Seguem-se a receita e as fotos da sua preparação.


RECEITA

Ingredientes
1 kg de abóbora
Raspa de 1 laranja
500 g açúcar
1 pau de canela

Preparação
Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos.
Junte o açúcar, mexa e deixe repousar 24 horas.
Leve esta mistura ao lume com o pau de canela e a casca da laranja. Quando a abóbora estiver a desafazer-se, desligue o lume e passe tudo no passe-vite.
Deite em frascos e deixe arrefecer.

Sugestões
É ideal para acompanhar requeijão à sobremesa.
Também fica muito bom no pão para o lanche das crianças.


As rainhas da festa: as abóboras





O açúcar não faltou



Os cozinheiros em serviço






Tudo muito bem cortado!


Colorida!



Tudo pronto para ir ao lume


Já só falta o açúcar! Cá está ele!


Umas raspas de limão e laranja (faz toda a diferença)


Raspas...mas também sumo


Um dos cozinheiros, pronto a levar a panela ao lume



Já fumega!



Está quase!




Está no ponto!


Agora é só deixar repousar até amanhã