Um conto lindo, recontado pelos alunos do 3º Ano.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
PNL - Espanta- Pardais
Na obra "Espanta-Pardais" de Maria Rosa Colaço, os alunos do 3º Ano têm-se dedicado à exploração da capa e das primeiras frases; a história ainda continua um mistério por desvendar.
Hoje, cada um imaginou onde poderia estar o seu Espanta-Pardais, transportando as suas ideias para o papel de onde nasceram belas e diversificadas paisagens .O passo seguinte foi o de dar vida ao boneco do seu imaginário, descrevendo-o fisica e psicologicamente. Surgiram, assim, Espanta-Pardais com múltiplos rostos e personalidades.
Jogos interactivos de língua e cultura portuguesa: aprender brincando
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Direitos das Crianças
Um mundo cheio de gente colorida
No âmbito da Formação Cívica é essencial levar as crianças a terem um olhar cada vez mais tolerante em relação à diferença, à diversidade.
A tolerância é uma regra do viver social que se exerce no diálogo e no respeito pelo outro. Desta forma, torna-se essencial abordar o tema nas nossas salas de aula, ao longo do ano lectivo.
Os alunos do 3º Ano foram visitar "um mundo cheio de gente colorida", história onde a diversidade é tida como um bem e um factor de união. Dessa história, ficaram imagens coloridas em que cada um fez a representação do "seu mundo cheio de gente colorida". Também se destacaram as frases que mais os sensibilizaram.
As frases da história que os alunos mais gostaram:
Porque as cores diferentes também se podem amar…
Sentiam-se como se, pela mão de um artista, tivessem misturado as suas cores, dando origem a pessoas coloridas …
Já não importava a cor de cada um… e todos se sentiam bem melhor assim!
Num mundo cheio de pessoas coloridas era mais importante viver em paz, por isso todos deram as mãos!
Porque é bom ser diferente, afinal toda a gente é diferente em alguma coisa!
E um mundo a cores é muito melhor!!!
sábado, 14 de novembro de 2009
P.A.M.- Plano de Acção para a Matemática
Tarefa - Caminhos1
Esta tarefa proporciona aos alunos a representação e comparação de diferentes itinerários, mobilizando noções de posição e localização e respectivo vocabulário.
Tema matemático: Geometria
Nível de ensino: 1.º Ciclo – 2.º/3.º ano
Tópicos matemáticos: Orientação espacial.
Subtópicos matemáticos:
- Pontos de referência e itinerários.
- Posição e localização.
Capacidades transversais: Comunicação matemática e Raciocínio
matemático.
Aprendizagens visadas:
- Realizar, representar e comparar diferentes itinerários ligando os mesmos
pontos (inicial e final) e utilizando pontos de referência.
- Expressar ideias matemáticas oralmente, utilizando linguagem e vocabulário
próprios.
- Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
Recursos: Folha com a tarefa, retroprojector, acetato e marcadores.
Duração prevista: 90 minutos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)