segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação




Foi na passada Sexta-feira que comemorámos o Dia Mundial da Alimentação. Realizámos variadíssimas actividades: palavras cruzadas, sopas de letras, leitura de poemas, resposta a questionários, pintura, recorte e colagem...e visionamento de diversos vídeos alusivo ao tema. Aprendemos que devemos estar atentos quando fazemos compras, dando ouvidos ao "anjo" da alimentação saudável e, desta forma, escolher alimentos que nos ajudam a crescer fortes e cheios de saúde; a composição de alguns alimentos; a importância da actividade física...Trata-se de um tema que abordamos sempre ao longo do ano na nossa escola dada a sua importância. Nunca é de mais insistir nos bons hábitos alimentares.
Este dia também foi marcado pela confecção de um delicioso sumo de laranja natural. Todos participámos utilizando os espremedores onde as laranjas se fartaram de rodopiar. O resultado final foi degustarmos um agradável néctar sem corantes, nem conservantes. Que delícia! Mais ainda, quando se lhe juntou um lanche tendo como alimento principal o pão.


Seguir os bons conselhos!


Não dar ouvidos a esse diabrete, na hora das compras!


Escrita de frases




Banda desenhada


Sopa de letras


Pintura


Questionário
(árvores de fruto)




Canções


Confecção do sumo de laranja


A dança das laranjas



Acabadinho de fazer


Melhor não há!








Implantação da República




No dia 4 de Outubro, todos os alunos da nossa escola participaram em actividades realizadas no âmbito da comemoração do dia 5 de Outubro de 1910. Foi um dia dedicado à história do nosso país. Gostámos principalmente do visionamento de alguns documentários sobre esse tão importante acontecimento e do debate que se seguiu.










5 de Outubro - Implantação da República

  • Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia.

  • No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda.

  • Quando morria era o filho mais velho, o príncipe, que tomava o seu lugar.

  • Os problemas que as pessoas viam na monarquia eram devidos a coisas muito simples:
    E se o rei governasse mal?
    E se fosse cruel para com os súbditos (o povo)?
    E se ficasse doente ou louco?
    E se tivesse ideias extravagantes que prejudicassem as pessoas?
    E se decidisse mal coisas importantes para o país?
    E se se deixasse influenciar demais por pessoas com más intenções?

  • Claro que estes problemas podem acontecer com qualquer governante, fosse ele um rei ou outro...
    No entanto, as vantagens de uma forma de governar diferente eram vistas como boas. Seria um sistema diferente: uma república.

  • As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.

  • Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

  • Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910.

  • A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.

  • O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.

  • O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.

  • Clica aqui para saberes quem foram os Presidentes portugueses.

  • A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo.