domingo, 30 de outubro de 2011

MISSÃO CRESCER SAUDÁVEL – MIMOSA














A nossa missão prossegue! Queremos crescer saudáveis e fortes! O leite torna-se num bom aliado para atingirmos esse objetivo!
Desta vez, juntámos o útil ao agradável! Reciclámos os pacotes de leite oferecidos pela Mimosa e aos poucos demos vida a duas vaquinhas! Em breve iremos batizá-las…quando estiverem prontas.
Tem sido uma atividade onde todos colaboram nos momentos livres (intervalos, quando acabamos uma atividade).
As duas vaquinhas serão as nossas conselheiras: sempre que olharmos para elas na entrada das salas, lembrar-nos-emos sempre que o leite constitui uma fonte de saúde para o nosso corpo!









Não se esqueçam: BEBAM LEITE!!!





















sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - TEATRO DO 8º C










No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, fomos convidados a assistir à representação de uma peça de teatro sobre os frutos. Foram os alunos do 8º C que levaram a cabo essa interessante iniciativa. Alguns são antigos alunos da nossa escola.
Gostámos muito de ver desfilar o morango, o tomate, a laranja, a manga...Também estivemos com muito atenção à declamação das quadras que caracterizavam cada um deles.
Os alunos do 8º C fizeram um belo trabalho! Até se "mascararam" de frutos! Estavam muito bonitos e, acima de tudo, foram muito criativos!
Aproveitámos para ver a exposição dos trabalhos realizados por alunos de várias escolas. Eram variados e muito interessantes. Todos eles alertavam para a importância da fruta na nossa alimentação.
Foi uma manhã bem passada.


OS ESPECTADORES



OS ATORES / POETAS


O ANANÁS





A MANGA


A FRAMBOESA

A LARANJA



A UVA




OS TRABALHOS













terça-feira, 25 de outubro de 2011

PLANO DE EVACUAÇÃO
















Neste folheto é exposto aquilo que se deve fazer quando ocorre um incêndio, as atitudes a tomar quando soa um alarme, como proceder durante a evacuação e como sair do edifício. Aquilo que fazemos quando nos deparamos com fumo ou chamas é determinante para a minimização de consequências.
Na nossa escola, ano após ano, relembramos essas regras e praticamos algumas vezes o Plano de Evacuação que deve ser seguido em caso de incêndio ou de sismo.
Hoje foi mais um desses dias em que nos foram apresentadas as regras. Também foi a oportunidade de as dar a conhecer aos mais novos - os alunos do 1º ano. Para estarmos mais informados, vimos dois powerpoints e debatemos o tema.
Agora, todos nós estamos avisados e prontos para os casos que possam surgir. Esperemos que não venha a ser necessário!
Vamos agora aguardar, nos próximos dias, o sinal de alarme para a simulação! Estamos mais do que preparados!





NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO







Acentuação gráfica
das palavras paroxítonas

• Os ditongos abertos tónicos éi e ói não são mais acentuados graficamente.
Exemplos: assembleia, ideia, heroico, jiboia, joia, paranoico, etc.

• As formas verbais que contêm
eem não são mais assinaladas com acento circunflexo.
Exemplos: creem, deem, descreem, desdeem, leem, preveem, redeem, releem, reveem, tresleem, veem, etc.

• O penúltimo
o do hiato oo(s) perde o acento circunflexo.
Exemplos: enjoo (substantivo e flexão do verbo enjoar), povoo (flexão do verbo povoar), voos (substantivo e flexão do verbo voar), perdoo(flexão do verbo perdoar), etc.