As questões relacionadas com a educação para a sexualidade e para a saúde são hoje preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde.
Em particular, a educação para a sexualidade é vista não só como uma obrigação imposta por lei às escolas, mas também como um imperativo da formação e educação das crianças. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do desenvolvimento da personalidade de um indivíduo, podendo até interferir no processo de ensino/aprendizagem e no seu próprio desempenho escolar. Esta foi integrada na área da educação para a saúde, tendo como objectivo central a informação e a consciencialização de cada indivíduo acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que o habilite para uma progressiva auto-responsabilização, reconhecendo os benefícios dos comportamentos adequados e suscitando comportamentos de prevenção, com vista à promoção da saúde física, psicológica e social.
Na nossa escola, levámos até aos nossos alunos actividades, no âmbito da oficina de formação intitulada ”As questões de Sexualidade e Género no Jardim de Infância e nas Escolas do 1º CEB”, realizada no decorrer dos meses de Novembro e Dezembro, na escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado.
As actividades desenvolvidas foram implementadas ao longo de duas aulas de aproximadamente 90 minutos cada. Envolveram todos os alunos da E.B. 1 de Igreja (sendo hábito este procedimento na implementação das actividades curriculares não-disciplinares).
Tendo em conta a faixa etária dos alunos, considerou-se pertinente começar pelo aspecto mais intrínseco, nomeadamente, os afectos e sentimentos, visando a aquisição de valores cívicos e reconhecer a sua diversidade.
A sua implementação permitiu, entre outras conquistas, aliadas à conjugação das várias áreas curriculares, o enriquecimento do vocabulário, a sociabilização, o trabalho de grupo/equipa, a valorização das relações de cooperação e de entreajuda, a expressão de opiniões e sentimentos pessoais, ou seja, o desenvolvimento das relações interpessoais.
Deixamos, de seguida, algumas fotografias alusivas ao trabalho desenvolvido nessa área.
(Omitiu-se o título do livro)
(registo em grande grupo)
COMEÇA O JOGO
- 1 saco com 3 bolas de cores diferentes
- Cartões representando emoções/sentimentos
- Pergunta / Resposta
- Mímica
-Desenho
- Formação de vários grupos
- Um representante tira um cartão e uma bola
- Pergunta/Mímica/Desenho do sentimento
- Último recurso – Jogo da forca
ENGRAÇADO
MÍMICA
APAIXONADO
ASSEMBLEIA / DISCUSSÃO
AS MINHAS EMOÇÕES
(Dar vida às faces com os sentimentos/emoções apreendidos na sessão anterior)
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