sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A lagarta Cuca




Os alunos do 1º Ano prosseguem na exploração da capa do livro "Os Contrários". Desta vez, foi-lhes proposto contar uma história, partindo das ilustrações da mesma. Seguem-se a história criada e a sua ilustração.

Dona Cuca
Certo dia, Dona Cuca, a lagarta do campo, foi comprar um microfone. Ao amanhecer, bem cedinho, subiu até ao topo de um cogumelo. Todos estavam a dormir. De repente começou a berrar bem alto:
-Acordem!! Acordem!!

Começou a gritar, a fazer barulho com o microfone! Estava completamente furiosa!Todos acordaram! Ninguém aguentava a barulheira!!

_Que gritaria é essa?
_ Dona Cuca está maluca!!
_O que aconteceu?
Os duendes, o sapo e a tartaruga tapavam os ouvidos, surpreendidos. Queriam saber o porquê de tanta gritaria. Então, Dona Cuca parou por instantes e, do alto do cogumelo, exclamou:

-Então? Não gostam, pois não? Eu também não gostei nada que vocês, duendes, sapo e tartaruga, me acordassem ontem à noite! Estiveram a festejar à minha porta. Não pararam de cantar, de tocar. Ainda se me convidassem para a festa! Mas não! Era tanto o barulho que acordei e não consegui voltar a adormecer! Agora quem não vai dormir são vocês!!

E continuou com os gritos. Então, envergonhados, os duendes, o sapo e a tartaruga pediram desculpa a Dona Cuca. Acabaram por aprender uma lição:
Não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem a nós.

A criação desta história, além de desenvolver a oralidade e a imaginação das crianças, permitiu também transpor a "moral" da mesma para a vida quotidiana dos alunos, gerando-se um debate em que todos puderam confrontar o Certo e o Errado, nomeadamente em relação ao comportamento de cada um.






Sem comentários: