sexta-feira, 13 de novembro de 2009

P.A.M.- Plano de Acção para a Matemática






O reajustamento do programa de Matemática para o ensino básico, já homologado, constitui uma das medidas do Plano de Acção para a Matemática, que visa melhorar os resultados dos alunos nesta disciplina.

Com o objectivo de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática, o reajustamento do programa teve em conta a necessidade de garantir a sua adaptação ao Currículo Nacional do Ensino Básico, de actualizar os conteúdos programáticos e de melhorar a articulação entre os ciclos de ensino.


http://www.min-edu.pt/np3/1561.html



Orientação espacial – 3.º ano

Tarefa - Um cão chamado Bobi


Esta tarefa proporciona aos alunos a exploração de itinerários ligando dois pontos e a sua representação numa malha quadriculada. Permite ainda que os alunos compreendam a noção de pontos equidistantes.


Tema matemático: Geometria

Nível de ensino: 1.º Ciclo – 3.º Ano

Tópicos matemáticos: Orientação espacial

Subtópicos matemáticos: Posição e localização.

Capacidades transversais: Comunicação Matemática e Raciocínio matemático.

Conhecimentos prévios dos alunos: Realizar, representar e comparar diferentes itinerários.

Aprendizagens visadas:

- Identificar, numa malha quadriculada, pontos equidistantes de um dado ponto.

- Realizar, representar e comparar diferentes itinerários ligando os mesmos

pontos (inicial e final) e utilizando pontos de referência.

- Expressar ideias matemáticas oralmente, utilizando linguagem e vocabulário

próprios.

- Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.

Recursos: Folha com a tarefa.

Duração prevista: 90 minutos.


Na segunda parte, “A trela do Bobi”, os alunos verificam qual o percurso que o Bobi pode fazer estando preso a uma trela que desenha um percurso circular. Fazem essa actividade utilizando um fio a representar a trela e movimentando-o circularmente. Assinalam com o máximo número de pontos, os sítios onde o Bobi pode chegar. Deverão perceber que os pontos que desenharam são equidistantes (estão todos à mesma distância do Bobi) e que formam uma circunferência.


"Um cão chamado Bobi"






“A trela do Bobi”


















2 comentários:

Anónimo disse...

Yeah! I love your blog!

Unknown disse...

Olá meninos e meninas da EB1 da Igreja. Estive a ver o vosso post sobre a tarefa "Um cão chamado Bobi" e fiquei muito satisfeito ao ver que vocês gostam muito de realizar tarefas matemáticas.
Espero que continuem motivados e interessados em aprender as coisas interessantes que a matemática nos pode oferecer para termos mais sucesso na nossa vida pessoal.
Aguardo por mais manifestações matemáticas, desejando a todos os meninos e meninas o maior sucesso escolar, como é óbvio também na Matemática.

Saudações matemáticas,

O professor,
José Martins