sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Educação para a sexualidade - os sentimentos e as emoções




As questões relacionadas com a educação para a sexualidade e para a saúde são hoje preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde.

Em particular, a educação para a sexualidade é vista não só como uma obrigação imposta por lei às escolas, mas também como um imperativo da formação e educação das crianças. A sexualidade constrói-se e aprende-se porque é parte integrante do desenvolvimento da personalidade de um indivíduo, podendo até interferir no processo de ensino/aprendizagem e no seu próprio desempenho escolar. Esta foi integrada na área da educação para a saúde, tendo como objectivo central a informação e a consciencialização de cada indivíduo acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que o habilite para uma progressiva auto-responsabilização, reconhecendo os benefícios dos comportamentos adequados e suscitando comportamentos de prevenção, com vista à promoção da saúde física, psicológica e social.

Na nossa escola, levámos até aos nossos alunos actividades, no âmbito da oficina de formação intitulada ”As questões de Sexualidade e Género no Jardim de Infância e nas Escolas do 1º CEB”, realizada no decorrer dos meses de Novembro e Dezembro, na escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado.

As actividades desenvolvidas foram implementadas ao longo de duas aulas de aproximadamente 90 minutos cada. Envolveram todos os alunos da E.B. 1 de Igreja (sendo hábito este procedimento na implementação das actividades curriculares não-disciplinares).

Tendo em conta a faixa etária dos alunos, considerou-se pertinente começar pelo aspecto mais intrínseco, nomeadamente, os afectos e sentimentos, visando a aquisição de valores cívicos e reconhecer a sua diversidade.

A sua implementação permitiu, entre outras conquistas, aliadas à conjugação das várias áreas curriculares, o enriquecimento do vocabulário, a sociabilização, o trabalho de grupo/equipa, a valorização das relações de cooperação e de entreajuda, a expressão de opiniões e sentimentos pessoais, ou seja, o desenvolvimento das relações interpessoais.

O nascimento da “Árvore das emoções” elevou as actividades desenvolvidas até então, onde o espírito/ as emoções do Natal enfeitaram cada um dos seus ramos.

Deixamos, de seguida, algumas fotografias alusivas ao trabalho desenvolvido nessa área.

1ª SESSÃO

AUDIÇÃO - O LIVRO DOS SENTIMENTOS
(Omitiu-se o título do livro)






CHUVA DE IDEIAS
(registo em grande grupo)






CHUVA DE IDEIAS
(registo individual)





COMEÇA O JOGO

  • 1 saco com 3 bolas de cores diferentes
  • Cartões representando emoções/sentimentos

- Pergunta / Resposta

- Mímica

-Desenho

  • Formação de vários grupos
  • Um representante tira um cartão e uma bola
  • Pergunta/Mímica/Desenho do sentimento
  • Último recurso – Jogo da forca





FORMAÇÃO DE GRUPOS




PRIMEIRO CARTÃO -PRIMEIRA BOLA




DESENHO
ENGRAÇADO



MÍMICA
APAIXONADO


SUPREENDIDO



PERGUNTA / RESPOSTA
(dar pistas verbais sobre o sentimento)




FINAL
ASSEMBLEIA / DISCUSSÃO



2ª SESSÃO

AS MINHAS EMOÇÕES

(Dar vida às faces com os sentimentos/emoções apreendidos na sessão anterior)





AS EMOÇÕES DO NATAL















A ÁRVORE DAS EMOÇÕES





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