segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Educação para a Sexualidade - os afectos

A Educação Sexual foi definida no Relatório Preliminar do Grupo de Trabalho de Educação/Saúde, como um processo pelo qual se obtém informação e se formam atitudes e crenças acerca da sexualidade e do comportamento sexual. (http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Documents/GTES_RELATORIO_FINAL.pdf)


A Lei nº 60/2009 de 6 de Agosto, estabeleceu o regime de aplicação da Educação Sexual em meio escolar. É objecto de inclusão obrigatória nos projectos educativos dos agrupamentos escolares.

A Educação sexual deve ser aplicada a cada nível de ensino e a cada turma, não devendo ser inferior a seis horas para 1º e 2º ciclos do ensino básico, nem inferior a doze horas para o 3ºciclo do ensino básico, distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano lectivo.


Na nossa escola, elegeram-se os afectos como ponto de partida para as diversas actividades que irão ser desenvolvidas ao longo do ano. Com a projecção da belíssima história "Grávida no Coração" pretendeu-se promover uma reflexão sobre a importância da demonstração dos Afectos - uma Educação para os Afectos - direccionada para o significado das interacções emocionais.


Dos futuros trabalhos e actividades que irão ser desenvolvidos nesse âmbito daremos notícias ao longo do ano lectivo. Deixamos, de seguida, algumas das frases mais marcantes da história...


-Mãe, gostas de mim?
-

-Gosto de ti até ao céu, meu filho...


- -Mãe, se eu tivesse estado na tua barriga, gostavas mais de mim?
- -Não, meu filho, porque haveria de gostar? Tu estiveste dentro de mim, no meu pensamento e no meu coração...


- -Há muitas maneiras de ter filhos: na barriga, no coração…




--Mãe, porque me adoptaste?
- -Porque queria ser mãe!


- Então, és tu a minha verdadeira Mãe!








Sem comentários: