terça-feira, 18 de outubro de 2011

FESTA DO LEITE MIMOSA - missão Crescer saudável





NA NOSSA ESCOLA HOUVE FESTA! A festa do leite Mimosa!
Enfeitámos tudo à nossa volta para preparar a missão que nos foi lançada - Crescer saudável.











Crescer saudável e forte porque o leite é um elemento essencial para uma alimentação equilibrada e rica em cálcio!
Para que a nossa missão possa correr pelo melhor, teremos que levar a cabo algumas atividades relacionadas com a importância do leite, das quais daremos destaque no nosso blog.
A primeira foi lermos cuidadosamente as REGRAS DE OURO para uma alimentação saúdavel. Também estivemos a analisar atentamente a roda dos alimentos (já a conhecemos de cor!).



REGRAS DE OURO




A RODA DOS ALIMENTOS



De seguida, pusemos mãos à obra, ou melhor, a colher de pau no tacho e preparamos uma deliciosa sobremesa com o leite Mimosa: LEITE CREME! Sem exagerar no açúcar, ajudámos a confecionar essa delícia! Que cheirinho! Que bom que ele estava!













i






Durante a semana iremos falar ainda da importância do leite, vendo vídeos, power-points, ouvindo canções.
Por fim iremos utilizar os pacotes de leite para realizar um trabalho. É uma surpresa que em breve será revelada aqui.




A FESTA DO LEITE NAS ESCOLAS

Muitas são as crianças que afirmam “não gostar de leite”. Umas, porque o associam a uma bebida própria das crianças mais novas, de quem desejam distanciar-se; outras porque o consideram uma bebida pouco atractiva e actual, quando comparada com outros produtos do mercado.

Em casa e na escola têm lugar, então, verdadeiras batalhas, através das quais pais e professores tentam, com todo o tipo de argumentos, convencer as crianças da importância do leite.

Por vezes, é assim que o leite ganha um certo estatuto de bebida obrigatória, associada a um “dever” que é imposto. Algumas crianças bebem o leite contrariadas; outras, simplesmente, vencem a “batalha” e continuam a recusar-se a bebê-lo…

É, no entanto, cada vez mais unânime a ideia de que o leite é essencial para uma alimentação equilibrada. Muitos nutricionistas destacam até o papel desempenhado por este alimento na prevenção da obesidade infantil.

Na Europa existem 14 000 000 de crianças com excesso de peso. Todos os anos, há 400 000 novos casos de obesidade infantil. Portugal ocupa a 2.ª posição no ranking com maior incidência de obesidade infantil na União Europeia.

Foi sabendo que este problema existe e que não é fácil para os pais e professores resolvê-lo, que surgiu um projecto como “A Festa do Leite”. A estratégia passa por conciliar dois métodos que podem, à partida, parecer opostos: a informação e a sedução. Por um lado, proporcionar às crianças uma série de conhecimentos que as levem a decidir racionalmente sobre a necessidade de consumir leite. Por outro, recorrer a algumas técnicas que cativam as crianças, como a referência a super-heróis e aos “Poderes do Leite”.

A Festa do Leite tem fornecido às escolas material e documentação que possibilitam o tratamento dos temas relacionados com o leite, a alimentação equilibrada e a promoção do bem-estar e de estilos de vida saudáveis na sala de aula.

O objectivo final, para além da sensibilização quotidiana que se deseja, é que a escola se empenhe na criação de uma grande festa do leite que traduza, na prática, as mensagens principais do projecto:

  • Que o leite pode ser uma bebida tão sedutora e atraente como qualquer outra.
  • Que o leite tem mil e uma vantagens nutricionais em relação às outras bebidas.

Desde que o projecto foi lançado, centenas de escolas têm recebido brochuras, cartazes, jogos, brindes para decoração da sala de aula, um teatro e fantoches para recortar, uma animação…

Por todo o país, as escolas tem respondido aos desafios de forma entusiasmada, trabalhando com toda a entrega peças de teatro, canções, danças, receitas, peças de arte plásticas…

http://www.mimosa.com.pt/familiamimosa/+3_anos/festadoleite/professores.aspx


Sem comentários: